Precisamos falar de suicídio

                                        Falar sobre suicídio não é estimulá-lo. Mas sim, dizer que existe saída, que tem solução.

edit ep. suicidio.00_05_12_09.Still002.jpg

Um assunto que ninguém gosta, mas que é necessário. O suicídio é considerado um problema de saúde pública, pelo Ministério da Saúde . Nos últimos 10 anos, aumentou em mais de 20% o número de suicídios no Brasil, a maioria deles cometidos por jovens e idosos. Segundo O Conselho Federal de Medicina – CFM e Associação Brasileira de Psiquiatria – ABPo, 17% dos brasileiros já pensaram em tirar a própria vida, pelo menos uma vez ao longo da vida.

Mesmo assim, pouco se fala sobre ele. Tabus, medos, vergonhas... É histórico ignorar o suicídio. Mas se a gente não discutir isso, como poderemos evitar que aconteça? E como iremos ajudar quem está pensando em se matar?

Por isso, resolvemos fazer um vídeo sobre isso. Eu conversei com uma psicóloga, a Cinthia Demaria e um médico psiquiatra, o Humberto Correa para esclarecer nossas dúvidas sobre este tema. Tá tudo no vídeo abaixo. Assista, mostre ao seus filhos, repercuta com os amigos e conhecidos. Falar é a melhor prevenção!

Se você está pensando em se matar, procure ajuda em uma centro público de saúde, como CAPS e CERSAM ou serviços em universidades. Você ainda pode ligar gratuitamente para o CVV, Centro de Valorização da Vida. DISQUE 188.