A natureza cura

 

O contato com a natureza melhora a vida das pessoas. E as pessoas, que cuidam do verde, revitalizam a cidade.

edit.00_00_55_09.Still014.jpg

A cura é mútua. De um lado, pessoas estressadas, deprimidas, sedentárias. Do outro, o verde abandonado, mal cuidado, esquecido. Quando as pessoas se unem à natureza, seja cuidando de uma horta ou revitalizando as plantas em um espaço público, ambas saem ganhando. A cidade fica mais viva, convidativa e o ar mais puro. As pessoas criam novos espaços de convivência, novos hábitos, mais saúde e diversão. Vistamos dois lugares que são prova disso...

Em um bairro da zona Sul de Belo Horizonte, uma esquina com cara de roça. É assim que o Orrisson, morador local que revitalizou um canteiro abandonado, chama o pomar que construiu. Quem passa por ali pode ter a sorte de encontrar um maracujá maduro se oferecendo no pé. Ou até um cacho de bananas. O cantinho virou também passeio dos vizinhos, que levam as crianças para verem as borboletas que nascem lá. 

Do outro lado da cidade, na zona leste, um espaço dedicado ao cultivo de ervas e hortaliças: o CEVAE (Centro de vivência agroecológica), serve de terapia alternativa para os moradores locais. Plantar, cuidar e colher. Muitos curaram doenças após estabelecerem um contato diário com a natureza. Estas histórias estão no vídeo abaixo: