Pelas ruas, comida de graça

 

Tem comida de graça pelas ruas de qualquer cidade. Basta olhar as árvores com olhos famintos. Passeamos pelo bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, com um especialista em PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Colhemos e cozinhamos!

ComidaGratis.00_08_29_06.Still035.png

Estamos acostumados, na nossa alimentação do dia a dia, a consumir cerca de 100 plantas, que,  geralmente, compramos no sacolão. Acontece que isso é uma quantidade mínima do que existe de plantas comestíveis por aí, mais de 13 mil! E muitas a natureza nos fornece gratuitamente por aí...

Convidamos o Lucas, do projeto Jaca Verde Comidas Panc, especialista em PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) para dar uma volta pelas ruas do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Pelo caminho, nos surpreendemos com a quantidade de árvores repletas de comida de graça. Colhemos folhas, flores e frutos saborosos, que renderam uma refeição, preparada na casa de uma moradora da região, a Elisa. Ela nos recebeu no jardim de casa, onde também cultiva vários tipos de plantas comestíveis.

Mas claro que não dá para sair por aí experimentando tudo o que aparece. Existem plantas não palatáveis e algumas que são até venenosas. Aprenda um pouco sobre PANC no vídeo abaixo!