De onde é que vem a cerveja?

Quando o assunto é cerveja artesanal, Minas Gerais é considerada a "Bélgica brasileira"! E em Nova Lima, pertinho de Belo Horizonte, estão 20% das fábricas mineiras, conhecidas pelos sabores exóticos.

EU.png

 Não é a toa que Minas é conhecida como a Bélgica brasileira! Os mineiros são ousados...

Em 2017 o governo do Estado lançou o +Gastronomia. Um projeto para conectar toda a cadeia produtiva da gastronomia de Minas Gerais.  Mais produtos estão sendo certificados e vendidos fora do Brasil. É mais emprego e renda no Estado. Eu topei o convite de viajar por Minas Gerais para descobrir ‘De onde é que vem’ essa qualidade gastronômica toda! A cada 15 dias, um episódio inédito. E o oitavo é sobre a cerveja artesanal mineira. 

 

 


 

 

 

 

 

 

 O negócio da cerveja por aqui é recente, com cerca de 10 anos de fabricação. Mas, em pouco tempo, os mineirinhos foram corajosos, arriscaram, e utilizaram sabores exóticos em suas receitas. A rica gastronomia mineira inspirou os produtores a fazerem cervejar com: tangerina, gengibre, pequi, maracujá, coentro, suco de laranja, bacon, etc....

 

Minas Gerais é o terceiro estado cervejeiro do Brasil, com 87 fábricas de cervejas registradas. Isso sem falar nos 250  produtores ciganos, ou seja, aqueles que não possuem fábrica própria e alugam a de outros para fazerem a própria receita.

 

E a previsão é a de que o negócio da cerveja por aqui ainda deva crescer 19%, neste ano de 2018.

 

O universo cervejeiro é gigantesco. Existem 150 estilos da bebida, que variam com as diferentes combinações dos ingredientes básicos: água, levedura, malte e lúpulo.

Conversamos com muitos amantes da bebida. A Cindra Gomes, mestre cervejeira, foi nossa guia nesse passeio. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitamos também duas fábricas de cervejas artesanais, que ficam na região metropolitana de Belo Horizonte. A Falke, que fica em Ribeirão das Neves, e a Kud, localizada em Nova Lima,  aonde estão 20% das fábricas mineiras!

 

 

Este passeio de dar sede, com o passo a passo da fabricação da cerveja, está no vídeo abaixo!

#compredomineiro