De onde é que vem o azeite?

No Brasil, produzimos azeites espetaculares, no Sul e no Sudeste! E mais da metade da produção do Sudeste vem de Minas Gerais! Visitamos alguns produtores para mostrar "de onde é que vem" essa qualidade toda! Sabia que, quanto mais jovem o azeite, melhor?!

eu.png

 Quem diria que o azeite produzido aqui pertinho da gente, no Brasil mesmo, nas regiões Sul e Sudeste, pode nos proporcionar mais qualidade do que os habituais portugueses, espanhóis e gregos, tão famosos, que vem de longe.  

Em maio de 2017 o governo do Estado lançou o +Gastronomia. Um projeto para conectar toda a cadeia produtiva da gastronomia de Minas Gerais.  Mais produtos estão sendo certificados e vendidos fora do Brasil. É mais emprego e renda no Estado. Eu topei o convite de viajar por Minas Gerais para descobrir ‘De onde é que vem’ essa qualidade gastronômica toda! A cada 15 dias, um episódio inédito. E o sexto é sobre o azeite mineiro, de qualidade espetacular. 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

O azeite funciona de maneira oposta ao vinho. Quanto mais recente é a extração do óleo da azeitona, mais sabor e propriedades benéficas à nossa saúde.

Em Minas Gerais temos mais de 100 produtores de azeites. E o universo dessa fabricação é encantador!

A oliveira precisa de no mínimo 200 horas sob temperaturas abaixo de zero grau, por ano, para produzir as azeitonas. Por isso, no sul de Minas é que a gente encontra as fazendas produtoras de azeites.

Visitamos duas cidades. A primeira delas, uma das mais frias do estado: Maria da fé. Ainda era outono e pegamos 14 graus às 7 horas da noite, logo após o por do sol.

Visitamos a Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, onde conhecemos 68 tipos de oliveiras e acompanhamos a extração do azeite.  

 

 

 

 

 

Depois fomos até a cidade Baependi e pegamos uma estrada de terra rumo ao Vale do Gamarra.

 

Lá, conhecemos uma ecovila e visitamos os olivais de duas famílias, que produzem azeites orgânicos de qualidade inacreditável! O Gamarra e o Vikaz.

 

O lugar é paradisíaco, no meio da natureza, em plena Serra da Mantiqueira. E é bonito de ver a relação de respeito com as plantas e os animais, que os moradores do local estabeleceram ali.

 

Este passeio inspirador, está no vídeo abaixo!

#compredomineiro