De onde é que vem o café?

O Brasil é o maior produtor de café do mundo disparado. E 60% dessa produção vem de Minas Gerais. Além de volume, temos variedade de sabores e aromas especiais, cobiçados internacionalmente.

Edit. Ep. Café.00_01_27_00.Still010.jpg

 Os números são relevantes: a cada quatro xícaras de café consumidas no mundo, uma vem de Minas Gerais. Pode acreditar! Cem países diferentes consomem o nosso café. 

Em maio de 2017 o governo do Estado lançou o +Gastronomia. Um projeto para conectar toda a cadeia produtiva da gastronomia de Minas Gerais.  Mais produtos estão sendo certificados e vendidos fora do Brasil. É mais emprego e renda no Estado. Eu topei o convite de viajar por Minas Gerais para descobrir ‘De onde é que vem’ essa qualidade gastronômica toda! A cada 15 dias, um episódio inédito. E o quinto é sobre o café mineiro, consumido internacionalmente. 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Mais da metade da produção de café do Brasil é mineira. E nos últimos anos, além de exportar em volume, o Brasil passou a produzir também cafés de alta qualidade, especiais. A nossa  variedade de sabores e aromas são para nenhum gringo botar defeito!

 

Minas tem o maior programa de certificação oficial de produtores de café do país, o que assegura que o café produzido aqui segue critérios de sustentabilidade ambiental e social.

 

Mas já chega de ficar elogiando né... Vamos saber de onde é que vem essa qualidade toda!

 

 

 

 

 

 

 

 

Viajamos até a cidade Santo Antônio do Amparo, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. De lá, saem alguns dos cafés especiais mais desejados do mundo. 

Visitamos duas fazendas: a que produz o Guariroba, eleito o melhor café natural do Brasil em 2016 e a fazenda que produz o café orgânico Cachoeira.

A gente acompanhou o passo a passo de cada produção. Entrevistamos especialistas sobre o plantio, a colheita, a torra, a prova, o preparo... 

Experimentamos os cafés em diversos métodos. O mesmo grão, com a mesma torra, pode ser bebido e sentido de diferentes formas. O universo do café é encantador. E o melhor de tudo é que o produto da mais alta qualidade está bem aqui, no quintal da nossa casa!

#compredomineiro

 

Confira tudo isso, no vídeo abaixo!