Iluminação de Natal em BH

              Pela primeira vez, a iluminação de natal em Belo Horizonte foi além da Praça da Liberdade. Do alto dos aglomerados à região metropolitana. Ruas e praças ganharam o brilho encantador das luzes natalinas. Para os moradores: vida nova. 

Imagens e edit. Ep 14 Luzes de natal.00_00_04_21.Still003.jpg

O brilho nos meus olhos, nesta foto acima, é o mesmo que vimos nos olhos de muitos belo-horizontinos, nas noites em que visitamos as regiões iluminadas da nossa capital. E ficou claro que, esse negócio de se encantar com o brilho das luzes natalinas, é para qualquer idade. Dos pequeninos aos idosos. Todo mundo fica que nem criança diante de uma árvore, praça ou rua iluminada. Mas por que?

Tem gente que se sente bem, acha aconchegante. Para alguns é mais: luz na escuridão, esperança de um ano novo melhor. Outros simplesmente acham belo, para ser admirado e registrado. E tirar foto com as luzinhas é tradição em Belo Horizonte. Há mais de 20 anos, no passeio noturno na Praça da Liberdade, na época do natal, dá congestionamento de gente e de veículos. No encontro das avenidas: Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias fortes, que cercam a praça, na região da Savassi, o trânsito fica lento. Muito motorista desvia o caminho só para passar por ali e dar uma espiadinha da janela do carro mesmo. Os mais animados se esforçam para conseguir uma vaga. Estacionam e vão caminhar na praça. Lá, o vai e vem de pessoas, de todas as idades, é impressionante. E elas vem de tudo quanto é bairro de BH, da região metropolitana e até do interior do estado. 

Mas, este ano, a iluminação belo-horizontina foi além da Praça da Liberdade. Os funcionários da Cemig fizeram bonito em outros doze pontos da nossa capital: Barragem Santa Lúcia, Aglomerado da Serra, Venda Nova, Alto Vera Cruz, Valdete, Barreiro, Pampulha, Avenida Barbacena,  Avenida Afonso Pena, Complexo Itamar Franco, TJMG, TRT e MPMG. 

Acima, a Paróquia Nossa senhora do morro no Morro do Papagaio; a Praça do Cardoso no Aglomerado da Serra; e as árvores centenárias da praça Amintas de Barros em Venda Nova.

Imagens e edit. Ep 14 Luzes de natal.00_02_07_24.Still018.jpg

Visitamos alguns deles. Acompanhamos o acendimento das luzes e as reações dos moradores, que ficavam visivelmente mais alegres. As crianças passaram a brincar nas praças e ruas até mais tarde. Em todo canto, as luzes viraram pontos turísticos. E os vizinhos, que há muito tempo não saíam de casa a pé, passaram a se encontrar pelo bairro. Foi bonito de ver essa união de belo-horizontinos orgulhosos pela região iluminada, valorizada.

O espírito natalino iluminou a sombra da vida de muita gente. Pelo caminho encontramos festas! Fomos recebidos como amigos íntimos, em lares de desconhecidos. Aquela tradicional hospitalidade mineira ficou ainda mais em alta.